SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Phylogenetic relationships and diversity of Guignardia spp isolated from different hosts on ITS1-5,8S-ITS2 regionSelectivity ofthe pesticides tothe predaceous mite Agistemus brasiliensis Matioli,, Ueckermann & Oliveira (Acari: Stigmaeidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

MEYER, Geraldine de Andrade; KOVALESKI, Adalecio  and  VALDEBENITO-SANHUEZA, Rosa Maria. Seletividade de agrotóxicos usados na cultura da macieira a Neoseiulus Californicus (McGregor) (Acari: Phytoseiidae)1. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2009, vol.31, n.2, pp. 381-387. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452009000200011.

Objetivou-se avaliar os efeitos secundários dos principais agrotóxicos utilizados em macieira sobre adultos e imaturos de Neoseiulus californicus (McGregor) (Acari: Phytoseiidae). Os testes foram conduzidos em laboratório, utilizando as doses dos produtos recomendadas para a cultura e o método de contato e residual com pulverização em superfície de folha. Foram testados tebufenozida, fosmete, metidationa, clorpirifós, abamectina, fenpiroximato, piridabem, captana, mancozebe (duas dosagens) e ditianona. Para o cálculo do efeito total (E%) sobre os adultos, avaliaram-se a mortalidade, a oviposição e a viabilidade dos ovos, e para os imaturos, somente a mortalidade. Os resultados do E% foram avaliados 96 horas após a pulverização. Os produtos foram classificados quanto ao efeito total (E%) de toxicidade proposta pela IOBC/WPRS. Fosmete, tebufenozida e metidationa foram inócuos; abamectina, fenpiroximato, clorpirifós, captana, mancozebe (nas duas dosagens testadas) e ditianona foram levemente nocivos, e piridabem foi moderadamente nocivo aos adultos de N. californicus. O fungicida mancozebe, na maior dosagem (320g,i.a./100L), foi o que mais afetou o ácaro predador. Quanto à seletividade dos agrotóxicos aos imaturos, constatouse que abamectina e piridabem foram moderadamente nocivos, e os demais foram inócuos. Nenhum produto foi classificado como nocivo, evidenciando a tolerância de N. californicus a estes agrotóxicos. Estes resultados permitem uma escolha e manejo mais adequado para os agrotóxicos utilizados nos pomares comerciais de macieira, de forma que a presença deste ácaro predador exerça pressão de controle do ácaro-vermelho.

Keywords : Maçã; acaricidas; inseticidas; fungicidas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese