SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Cost of production and profitability ofthe passion fruit plant in the agroindustrial market ofthe Zona da Mata of Minas Gerais State, BrazilPhysicaland physiochemical characteristics of mangosteen peel in three harvest periods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

BUZINARO, Thais Nucci; BARBOSA, José Carlos  and  NAHAS, Ely. Atividade microbiana do solo em pomar de laranja em resposta ao cultivo de adubos verdes. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2009, vol.31, n.2, pp. 408-415. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452009000200014.

Adubos verdes (AVs) são condicionadores do solo utilizados para a melhoria da estrutura e fertilidade do solo. Este estudo avaliou o efeito de Crotalaria spectabilis Roth (crotalária), Cajanus cajan (L) Millsp (guandu) e Brachiaria decumbens Stapf (braquiária) nas propriedades microbiológicas e bioquímicas do solo sob laranjal. As leguminosas foram plantadas nas entrelinhas do laranjal e, após 3 meses, cortadas e lançadas nas entrelinhas. A braquiária, já estabelecida, foi roçada e lançada nas entrelinhas. Após 5 meses, as amostras de solo foram coletadas na entrelinha e na linha, na profundidade de 0-20 cm. O delineamento experimental foi em parcela subdividida. Efeito significativo (p< 0,05%) da aplicação dos AV sobre as contagens de bactérias, as atividades da desidrogenase e nitrificante foram obtidas e aumentaram, em média, de 20, 39 e 190%, respectivamente. O número de fungos diminuiu de 57%. A atividade da urease e a solubilizadora, e os conteúdos de matéria orgânica e umidade não foram influenciados pela aplicação dos AVs. Dentre as plantas, respostas significativas foram obtidas decorrentes do estímulo da atividade da desidrogenase em 57% pelo guandu, da urease em 58% pela braquiária, solubilizadora em 346% pela crotalária e nitrificante em 236% pelo guandu ou braquiária em relação aos demais AVs. Estes resultados sugerem que a aplicação de AVs durante anos consecutivos pode estimular a ação dos microrganismos e melhorar a qualidade do solo.

Keywords : desidrogenase; urease; atividade nitrificante; solubilização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese