SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Chilling and tipping off pruning effect on budbreak in peach treesFruit quality of 'Tahiti' lime (Citrus latifolia Tanak) grafted on twelve different rootstocks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

DALASTRA, Idiana Marina et al. Épocas de poda na produção de figos verdes 'Roxo de Valinhos' em sistema orgânico na região oeste do Paraná. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2009, vol.31, n.2, pp. 447-453. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452009000200019.

O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da época de poda sobre o crescimento e a produção da figueira 'Roxo de Valinhos', cultivada na região oeste do Paraná, sob sistema orgânico, para a produção de figos-verdes. O delineamento utilizado foi em blocos ao acaso, com quatro blocos e seis tratamentos - épocas de poda: abril, maio, junho, julho, agosto e setembro. Em cada parcela, constituída de três plantas úteis, foram coletados dados no ciclo de produção de 2007/2008. As variáveis fenológicas, comprimento final médio dos ramos, produção por mês (número e massa média de frutos por planta e produtividade estimada, entre os meses de outubro a fevereiro), produção acumulada, produtividade estimada acumulada e massa fresca média dos frutos. Houve diferenças na produção entre as épocas de poda; plantas podadas em julho e agosto apresentaram as maiores produções, escalonadas entre os meses de dezembro a fevereiro, com pico de produção em janeiro.

Keywords : Ficus carica L.; antecipação da produção; época de colheita; fenologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese