SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Comparison among cultivars of star fruits for production of fresh-cutNatural phosphate as phosphorus source for organic melon cropping author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

ARAUJO, José Ribamar Gusmão et al. Embebição e posição da semente na germinação de clones de porta-enxertos de cajueiro-anão-precoce. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2009, vol.31, n.2, pp. 552-558. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452009000200033.

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a embebição e a posição de semeadura no processo de germinação de sementes de cajueiro-anão-precoce, em condições de telado. O experimento foi conduzido na Fazenda Escola São Luís, da Universidade Estadual do Maranhão, São Luís-MA. Utilizou-se o esquema fatorial 2 x 3 x 2, no delineamento experimental em blocos casualizados e quatro repetições, com 15 sementes por parcela, semeadas em sacolas plásticas. Os tratamentos resultaram da combinação de dois clones (CCP .06 e CCP 76), três tratamentos de embebição (água, sacarose e natural ) e posição da semente (peduncular e dorsal) por ocasião da semeadura. Verificou-se que, aos 22 dias após a semeadura, o clone CCP 76, com as sementes embebidas em água e semeadas na posição peduncular, apresentou níveis satisfatórios de germinação (100%), resultando em maior eficiência do processo de germinação das sementes e precocidade em termos de estabilização da germinação (cerca de 16 dias). Os tratamentos de embebição com sementes na posição peduncular não apresentaram efeito significativo sobre a emergência das plântulas dos dois clones, mas influenciaram nos valores do índice de velocidade de emergência, onde os tratamentos com água e a posição peduncular proporcionaram maior velocidade de emergência, independentemente dos clones estudados.

Keywords : Anacardium occidentale L.; propagação; emergência de plântulas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese