SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Fertigation of banana cv Prata Anã with N and K in an ultisolCulture environment, IBA concentration and cultivation time on in vitro rooting of blackberry and raspberry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

MOREIRA, Adônis  and  FAGERIA, Nand Kumar. Repartição e remobilização de nutrientes na bananeira. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2009, vol.31, n.2, pp. 574-581. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452009000200036.

A bananeira demanda grandes quantidades de corretivos e fertilizantes para manter suas exigências nutricionais e obter alta produtividade, porém grande porcentagem aplicada não é disponibilizada, sendo perdida, principalmente, por fixação, lixiviação e volatilização. O objetivo deste trabalho foi verificar a taxa de remobilização e repartição de nutrientes na bananeira cultivar Thap Maeo, cultivada na Amazônia Ocidental. Os resultados mostraram que as maiores proporções de K, Na, Mg, S, B, Cu, Fe e Zn se encontram contidas no pseudocaule. Os restos florais da bananeira constituem forte dreno temporário de nutrientes. A biomassa proveniente dos restos de cultura representa fonte significativa de nutrientes para as plantas. O N e K apresentam o maior índice relativo de remobilização, sendo o inverso observado com o Mn e Fe.

Keywords : Musa sp.; macronutrientes; micronutrientes; restos culturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese