SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Ecogeografic diagnosis of the occurrence of wild jabuticaba trees on southwest of Parana, BrazilEffects of plant growth regulators for growth in seedless grape, cv. BRS Clara, in tropical region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

LOBO, Francisco de Almeida; ORTIZ, Carmen Eugenia Rodríguez; LUCENA, Isabela Codolo de  and  ARDUIN, Marcos. Efeito da irrigação e da ontogenia sobre a estimativa da área foliar de Hancornia speciosa Gómez (mangabeira). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2010, vol.32, n.3, pp. 754-762.  Epub Sep 24, 2010. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452010005000100.

A estimativa da área foliar por meio de curvas de regressão que empregam o produto do comprimento pela largura do limbo como variável independente, é uma prática comumente empregada na análise de crescimento vegetal. Entretanto, dependendo da natureza do material vegetal e das condições de cultivo, é possível a ocorrência de variações que afetam essa relação alométrica, o que implica a não universalidade de uma única curva de regressão. Devido a esse problema, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação do efeito da irrigação e da ontogenia sobre a estimativa da área foliar da Hancornia speciosa, para testar a hipótese de que a irrigação afetaria tal relação alométrica. Verificou-se que os modelos de regressão obtidos para as plantas irrigadas e para as não irrigadas diferiram entre si, sendo que houve a necessidade da inclusão da área foliar específica no modelo de estimativa da área foliar das plantas não irrigadas. A não inclusão dessa variável no modelo de regressão acarretou uma diferença de estimativa que se incrementou com a redução da área foliar específica. Em folhas recém-expandidas de plantas irrigadas e não irrigadas, verificou-se diferença na área foliar específica devida à alteração na massa seca e não associada à largura dos tecidos foliares.

Keywords : Hancornia speciosa; relações alométricas; área foliar específica; regressão múltipla; anatomia foliar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese