SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Características físico-químicas e produtividade de acessos de Passiflora nitida Kunth procedentes do Centro-Norte do BrasilDistribuição espacial de Huanglongbing (Greening) em citros utilizando a geoestatística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

MOTA, Monalize Salete et al. Caracterização molecular dos alelos-S de incompatibilidade gametofítica em Prunus salicina Lindl.. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2010, vol.32, n.3, pp. 798-807.  Epub 24-Set-2010. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452010005000096.

Pomares comerciais de ameixeira-japonesa devem conter pelo menos duas cultivares para obter boa fertilização, devido à presença do sistema de incompatibilidade gametofítica, que inibe a autofecundação da grande maioria das cultivares. No presente trabalho, buscou-se identificar e caracterizar molecularmente os alelos-S de 11 cultivares de ameixeira-japonesa (Prunus salicina Lindl.) e verificar a compatibilidade entre os genótipos avaliados. As cultivares Santa Rosa, Santa Rita, Reubennel, Pluma 7, América, Rosa Mineira, Amarelinha, The First, Gulfblaze (Clone São Paulo), Gulfblaze (Clone Guaiba) e Harry Pickstone foram analisadas por meio de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) com três pares de iniciadores específicos para alelos-S. As condições da PCR utilizadas, bem como as combinações de iniciadores, permitiram a identificação de alelos-S nas cultivares de P. salicina estudadas, bem como a indicação dos polinizadores mais compatíveis com algumas das principais cultivares utilizadas na produção de frutas. O sequenciamento de alguns dos alelos-S amplificados revelou elevada similaridade com sequências de nucleotídeos já identificados em outros trabalhos com Prunus spp.. Entretanto, a obtenção de sequências completas de maior número de alelos-S faz-se necessária para o estabelecimento de uma relação de identidade precisa entre os mesmos.

Palavras-chave : Ameixeira-japonesa; autoincompatibilidade gametofítica; PCR; alelos-S.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português