SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3First record of galls in hog plum (Spondias mombim L.) panicles caused by Clinodiplosis (Diptera: Cecidomyiidae) and evaluation of genotypes in Piauí StatePhenological evaluation and thermal requirements for the grapevine 'niagara rosada' in diferent pruning times in southwest Goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

RODRIGUES, Alessandro; GIRARDI, Eduardo Augusto  and  SCARPARE FILHO, João Alexio. Aplicação de ethephon e qualidade da uva 'Rubi' em Porto Feliz-SP. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2010, vol.32, n.3, pp. 925-930.  Epub Oct 01, 2010. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452010005000103.

A produção de uvas de mesa é uma importante atividade econômica no Estado de São Paulo. A região de Porto Feliz, em clima Cwa, apresenta grande número de agricultores familiares dedicados a esta atividade. Condições climáticas e manejo da cultura durante a fase de amadurecimento determinam a qualidade dos bagos, sendo o uso de fitorreguladores uma ferramenta útil para o ajustamento de atributos da qualidade. Avaliaram-se sete concentrações de ethephon, aplicadas por imersão dos cachos no início da mudança de coloração dos bagos, sobre a qualidade de uva 'Rubi', durante os ciclos de 2007 e de 2008, em propriedade comercial localizada em Porto Feliz-SP. Os atributos de qualidade avaliados foram a coloração de bagos, teor de sólidos solúveis totais e desbagoamento pós-colheita, sendo determinado também o índice de velocidade de desbagoamento. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e de regressão. Em 2007, observaram-se maiores coloração e teor de sólidos solúveis totais, associados às maiores temperaturas registradas no período entre o início de maturação e a colheita. O uso de ethephon, independentemente da concentração utilizada, promoveu coloração mais avermelhada dos bagos de 'Rubi' nas duas safras. Não houve efeito do uso do ethephon sobre o teor de sólidos solúveis totais. Não foi possível inferir sobre o efeito do etephon no desbagoamento em função do elevado coeficiente de variação. Estudos básicos para avaliar o efeito de fatores climáticos, nutricionais e de manejo do vinhedo são necessários no desenvolvimento de coloração dos bagos da cultivar 'Rubi' em clima tropical.

Keywords : coloração; regulador de crescimento vegetal; sólidos solúveis; Vitis vinifera L..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese