SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Changes of 1-MPC efficiency by delaying its postharvest application on 'Fuji suprema' applesPostharvest conservation of 'Kumagai' guavas in two maturation stages under two storage temperatures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

MASCARENHAS, Robson de Jesus; SILVA, Silvanda de Melo; LOPES, Julice Dutra  and  LIMA, Maria Auxiliadora Coêlho de. Avaliação sensorial de uvas de mesa produzidas no Vale do São Francisco e comercializadas em João Pessoa - PB. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2010, vol.32, n.4, pp. 993-1000.  Epub Jan 21, 2011. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452011005000012.

Tomando-se como base o nível crescente de exigência do consumidor por frutas de mesa, as características de qualidade das uvas 'Itália', 'Festival' ('Superior Seedless'), 'Benitaka' e 'Isabel', expostas à venda em três redes de supermercados, na cidade de João Pessoa - Paraíba - Brasil, foram avaliadas em dezembro de 2007. Inicialmente, foram selecionados e treinados julgadores que estabeleceram e definiram os seguintes atributos sensoriais de importância: tonalidade e uniformidade de cor, aroma, firmeza, presença de sementes, suculência, doçura, acidez, sabor e qualidade global. Os diâmetros, comprimentos e pesos das bagas estavam condizentes com os parâmetros comerciais ou varietais. Os conteúdos de sólidos solúveis (SS), com exceção da uva 'Benitaka', apresentaram-se em conformidade com os padrões comerciais. Apenas a cultivar Festival, com a menor acidez titulável (AT), apresentou relação SS/AT aceitável. Foram realizadas três sessões de análises descritivas quantitativas (ADQ), nas quais a uva 'Itália' foi a de melhor sabor e, em conjunto com a apirênica 'Festival', apresentou maiores doçuras e qualidade global. A cultivar Isabel apresentou a cor mais forte , enquanto a Festival foi a melhor no atributo semente. Aplicou-se o Teste de Preferência por Ordenação, no qual as uvas 'Itália' e 'Festival' foram as preferidas.

Keywords : ADQ; Pós-colheita; qualidade; Vitis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese