SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Optimal sample size for evaluate the growth pattern of 'Valencia late' orange fruitRepetibilidade e número mínimo de medições para caracteres de cacho de bacabi (Oenocarpus mapora) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

LEAO, Patrícia Coelho de S.; CRUZ, Cosme Damião  e  MOTOIKE, Sérgio Y.. Diversidade Genética de uma coleção Brasileira de uvas para vinho Baseada em Caracteres Morfoagronômicos. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2010, vol.32, n.4, pp. 1164-1172.  Epub 22-Dez-2010. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452010005000124.

Os objetivos deste trabalho foram avaliar o comportamento agronômico, quantificar a variabilidade e estimar as distâncias genéticas de 66 acessos de videira destinadas à elaboração de vinhos, presente no Banco de Germoplasma de Videira da EMBRAPA Semiárido, em Juazeiro-BA, Brasil, por meio da caracterização de descritores fenotípicos de variação contínua e discreta. As técnicas multivariadas utilizadas, componentes principais, método de otimização de Tocher e projeção gráfica das distâncias foram eficientes no agrupamento dos genótipos mais similares, de acordo com as suas características fenotípicas. Não houve concordância na formação dos grupos pelo método de otimização de Tocher, quando foram avaliadas características morfoagronômicas de variação contínua e discreta. A utilização de variáveis discretas permitiu a separação de Vitis vinifera e híbridos em grupos distintos. Correlações significativas positivas foram observadas entre peso, comprimento e largura de cachos, bem como correlação negativa entre acidez total titulável e relação SST/ATT. 84,12% da variação total presente nos dados originais foram explicados pelos primeiros quatro componentes principais. Os resultados obtidos demonstram que existe pequena variabilidade entre os acessos de uvas para vinho no Banco de Germoplasma da Embrapa Semiárido.

Palavras-chave : germoplasma; videira; cultivares; Vitis spp.; análise multivariada.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês