SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Seleção precoce intensiva: uma nova estratégia para o programa de melhoramento genético do cajueiroNematoides: bioindicadores de sustentabilidade e mudanças edafoclimáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

LATTUADA, Daiane Silva; SOUZA, Paulo Vitor Dutra de  e  GONZATTO, Mateus Pereira. Enxertia herbácea em Myrtaceae nativas do Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2010, vol.32, n.4, pp. 1285-1288.  Epub 19-Nov-2010. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452010005000115.

O objetivo deste trabalho foi testar a viabilidade da técnica de enxertia herbácea em frutíferas nativas da família Myrtaceae. O experimento foi realizado em casa de vegetação do Departamento de Horticultura e Silvicultura/ UFRGS, em Porto Alegre. Duas espécies de Myrtaceae nativas foram usadas, tanto como porta-enxerto quanto como enxerto, Eugenia uniflora (Pitangueira) e E. involucrata (Cerejeira-do-rio-grande ou Cerejeira-do-mato), totalizando quatro combinações. O método de enxertia adotado foi por garfagem em fenda cheia, em ramos herbáceos, com diâmetro médio do porta-enxerto de 0,1cm, enquanto os ramos dos enxertos apresentavam diâmetro médio entre 0,08 a 0,1cm, para as duas espécies. As análises foram quinzenais e, após 70 dias, foram analisadas estatisticamente a pega e a altura média das brotações emitidas. O delineamento experimental foi o completamente casualizado, com quatro repetições, sendo cada unidade experimental composta de cinco enxertos. Os resultados indicaram pega de 60% na combinação Pitangueira-Pitangueira (porta enxerto - enxerto). As demais combinações mostraram-se ineficientes.

Palavras-chave : Propagação vegetativa; Eugenia uniflora; Eugenia involucrata.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português