SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Genetic dissimilarity among jabuticaba trees native to southwestern Paraná, BrazilSimultaneous selection in progenies of Euterpe oleracea irrigated for fruit production and weight author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

SCHINOR, Evandro Henrique; AZEVEDO, Fernando Alves de; MOURAO FILHO, Francisco de Assis Alves  and  MENDES, Beatriz Madalena Januzzi. Organogênese in vitro em algumas espécies de cítrus. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2011, vol.33, n.2, pp. 526-531.  Epub May 27, 2011. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452011005000050.

A organogênese in vitro de Cítrus foi estudada para os genótipos Citrus sinensis cv. 'Natal', C. limonia, C. volkameriana e C. aurantium, utilizando-se de segmentos de epicótilo como explante, cultivados em meio de cultura MT suplementado com diferentes concentrações de 6-benzilaminopurina (BAP - 0,0; 0,5; 1,0; 1,5 ou 2,0 mg L-1). Para os genótipos recalcitrantes C. limonia e C. aurantium, a organogênese in vitro também foi estudada, utilizando-se de segmento internodal como explante, cultivado em meio de cultura MT suplementado com 0; 0,5; 1,0; 2,0 ou 4,0 mg L-1 de BAP. A eficiência da suplementação do meio de cultura com a combinação de BAP (0,0; 1,0 ou 2,0 mg L-1) e NAA (0,0; 0,3 ou 0,5 mg L-1) no desenvolvimento de gemas adventícias foi avaliada para C. aurantium. Pode-se verificar que, nos quatro genótipos estudados, a suplementação do meio de cultura com BAP não é essencial para o desenvolvimento de gemas adventícias, quando segmentos de epicótilo são utilizados como explantes. De maneira geral, a suplementação do meio de cultura com BAP diminuiu a porcentagem de explantes responsivos, exceto para C. sinensis cv. 'Natal' e C. limonia, quando as concentrações de 1,5 e 2,0 mg L-1 foram utilizadas. Para C. limonia e C. aurantium, quando segmento internodal foi utilizado como explante, a presença de citocinina em concentrações até 2,0 mg L-1 estimulou a organogênese in vitro. No caso específico de C. aurantium, não ocorreu o desenvolvimento de gemas adventícias em explantes (segmento internodal) cultivados em meio de cultura basal, sem a presença de BAP. Embora não tenham sido detectadas diferenças estatísticas significativas, a suplementação do meio de cultura com a combinação BAP e NAA favoreceu o desenvolvimento de gemas adventícias em C. aurantium. A melhor concentração de NAA variou conforme a concentração de BAP utilizada. Pela análise dos resultados obtidos, pode-se verificar que a eficiência da organogênese in vitro de Cítrus depende da interação da composição do meio de cultura, do nível de diferenciação do explante e do genótipo utilizado.

Keywords : segmento de epicótilo; segmento internodal; C. sinensis; C. limonia; C. volkameriana; C. aurantium.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English