SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número especial 1Crescimento e produção de bananeira prata-anã adubada com composto orgânico durante cinco safrasEstado nutricional de maracujazeiro-amarelo irrigado com água salina e adubação organomineral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

SANTOS, Paulo Cesar Dos et al. Crescimento inicial e teor nutricional do maracujazeiro amarelo submetido à adubação com diferentes fontes nitrogenadas. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2011, vol.33, n.spe1, pp. 722-728. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452011000500101.

O trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes fontes nitrogenadas sobre o crescimento inicial e o teor de nutrientes em folhas do maracujazeiro-amarelo. Para isto, foi instalado um experimento em DBC (delineamento em blocos casualizados), com quatro repetições em fatorial 4X5, sendo quatro fontes de nitrogênio (esterco bovino, esterco bovino + sulfato de amônio, esterco bovino + nitrato de amônio e esterco bovino + ureia) e cinco épocas de coleta de plantas (66; 82; 98; 111 e 127 dias após a semeadura). As plantas foram conduzidas em vasos de 30 dm3 e em condições de casa de vegetação. Com os resultados obtidos, foi possível concluir que o tratamento contendo apenas esterco bovino apresentou menor número de folhas por planta, menor área foliar, menor massa seca da parte aérea, menores valores de índice SPAD e os menores teores de N e Mg, quando comparado com os demais tratamentos. Para massa seca de raiz, as plantas submetidas ao tratamento com apenas esterco bovino apresentaram resultados superiores.

Palavras-chave : Passiflora edulis; esterco bovino; nitrogênio; nutrientes foliares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português