SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número especial 1Crescimento inicial e teor nutricional do maracujazeiro amarelo submetido à adubação com diferentes fontes nitrogenadasExtração de nutrientes pela videira 'niagara rosada' enxertada em diferentes porta-enxertos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

NASCIMENTO, José Adeilson Medeiros Do; CAVALCANTE, Lourival Ferreira; DANTAS, Stênio Andrey Guedes  e  SILVA, Sherly Aparecida Da. Estado nutricional de maracujazeiro-amarelo irrigado com água salina e adubação organomineral. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2011, vol.33, n.spe1, pp. 729-735. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452011000500102.

A nutrição mineral é essencial para elevar a produtividade e melhorar a qualidade dos frutos de maracujazeiro-amarelo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de biofertilizante comum sobre os teores de macronutrientes de plantas de maracujazeiro-amarelo irrigadas com água salina em solo sem e com adubação mineral. Os tratamentos foram distribuídos em blocos ao acaso, com três repetições e quatro plantas por parcela. Foi usado o arranjo fatorial 4 × 2, relativo aos níveis de biofertilizante bovino fermentado, diluído em água, a 0,0; 33,3; 66,6 e 100%, em solo sem e com adubação mineral. A irrigação foi realizada pelo método de aplicação localizada por gotejamento com água salina, oriunda de poço amazonas, com condutividade elétrica média de 4 dS m-1. A aplicação de biofertilizante ao solo, exceto para cálcio, supriu adequadamente as plantas de maracujazeiro- amarelo em macronutrientes, mas com superioridade de valores nos tratamentos com adubação mineral.

Palavras-chave : Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.; nutrição mineral; insumo orgânico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português