SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Using temperature to calculate the dryness index of grape production regionsGenetic diversity in castanheira-do-gurguéia (Dipteryx lacunifera Ducke) based on fruit physical, chemical and nutritional characteristics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

DANTAS, Ana Carolina de Assis; NUNES, Glauber Henrique de Sousa; ARAUJO, Ioná Santos  and  ALBUQUERQUE, Leidiane Bezerra. Caracterização molecular de acessos de melão coletados no nordeste brasileiro. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 183-189. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452012000100025.

O meloeiro está distribuído em todo o mundo, e é a espécie que possui a maior variabilidade fenotípica do gênero, observada principalmente em seus frutos. Existe grande variabilidade que consiste em importante fonte de germoplasma para programas de melhoramento. Portanto, o conhecimento da variabilidade genética de espécies vegetais e como ela se distribui, proporciona o uso racional e sustentável dos recursos genéticos. O objetivo do presente trabalho foi realizar a caracterização molecular de acessos de meloeiro coletados no Nordeste brasileiro. Foram avaliados 40 acessos e três cultivares comerciais. A caracterização molecular foi realizada com marcadores RAPD, utilizando 18 primers, os quais geraram 139 marcas polimórficas. Com os dados de similaridade genética, foram obtidos 32 grupos, e a similaridade entre os genótipos variou de 34 a 100%. Verificou-se que os marcadores RAPD foram satisfatórios em permitir a detecção de polimorfismo entre os genótipos avaliados. Os métodos de agrupamento de Tocher e o hierárquico concordaram parcialmente. O banco de germoplasma de meloeiro da UFERSA possui alta variabilidade genética entre os acessos.

Keywords : Cucumis melo; germoplasma; marcador RAPD.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese