SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Manejo do dossel vegetativo e seu efeito nos componentes de produção da videira MerlotArmazenamento refrigerado de abacates 'Hass' índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

LIMA, Renata Trindade de; SOUZA, Paulo Jorge de Oliveira Ponte de; RODRIGUES, Juliana Chagas  e  LIMA, Marcus José Alves de. Modelos para estimativa da área foliar da mangueira utilizando medidas lineares. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2012, vol.34, n.4, pp.974-980. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/S0100-29452012000400003.

Objetivou-se determinar os modelos que melhor descrevem a relação entre as dimensões lineares e a área foliar da mangueira, cultivar Tommy Atkins, além de estabelecer o fator de correção. A pesquisa foi conduzida na Fazenda Experimental da Universidade Federal Rural da Amazônia, na vila de Cuiarana, município de Salinópolis. Foram analisadas de 90 a 150 folhas, em 11 árvores de um campo experimental, determinando-se o comprimento e a largura máxima das folhas. A área foliar real foi determinada usando o integrador de área foliar "Area Meter" (AM 300). O fator de correção foi obtido pela divisão da área foliar real pela área foliar calculada. A área foliar foi também estimada por meio de modelos linear e não linear. Os modelos gerados apresentaram ótimo desempenho, com valores de R2 entre 90 e 97%. O fator de correção de 0,71 pode ser utilizado para estimar a área foliar real da mangueira, multiplicado pelas medidas lineares. Os modelos que utilizaram o produto das dimensões como variável independente apresentaram valores de R2 superiores aos que utilizaram apenas uma das dimensões, sendo o tipo cúbico o mais preciso.

Palavras-chave : Mangifera indica L.; área real da folha; comprimento e largura; modelo linear; modelo não linear; método não destrutivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons