SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Caracterização fenológica, frutificação efetiva e produção de maçãs 'Eva' em clima semiárido no nordeste brasileiroEmergência e formação de mudas de guavira com substratos contendo composto orgânico e solo sob diferentes ambientes telado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

COCCO, Carine et al. Produtividade do morangueiro submetido a diferentes intensidades de poda do sistema radicular . Rev. Bras. Frutic. [online]. 2012, vol.34, n.4, pp.1284-1288. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/S0100-29452012000400039.

O objetivo deste estudo foi avaliar o crescimento de plantas e a precocidade de produção do morangueiro submetido a diferentes intensidades de poda do sistema radicular, no momento do plantio. Foram utilizadas mudas de raízes nuas produzidas em viveiros, na região da Patagônia Argentina, com diâmetro médio da coroa de 12 milímetros. O plantio foi realizado em 12 de maio de 2010, em parcelas experimentais, em solo não fumigado. Os tratamentos abrangeram três cultivares (Camarosa, Florida Festival e Camino Real) e três intensidades de poda (1/3, 2/3 e sem poda) sobre o comprimento total de raízes das mudas, em esquema fatorial 3 × 3, em delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições, 12 plantas por parcela e densidade de 11,1 plantas por m2. As frutas foram colhidas maduras, no período entre 15 de julho a 14 dezembro de 2010, sendo determinada a produção de fruta fresca. Não houve interação significativa entre cultivares e intensidades de poda. As plantas das cultivares 'Camarosa' e 'Florida Festival' foram mais precoces e tiveram maior número e peso das frutas durante o período considerado precoce. As diferentes intensidades de poda do sistema radicular não influenciaram as variáveis avaliadas. Concluímos que, para facilitar o plantio de muda de morangueiro das cultivares Camarosa, Florida Festival e Camino Real, é possível fazer a poda do sistema radicular sem prejuízos no crescimento e desenvolvimento das plantas, na precocidade e na produção precoce de frutas.

Palavras-chave : Fragaria x ananassa; mudas com raízes nuas; produção precoce; comprimento do sistema radicular; qualidade de mudas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons