SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1APPLE QUALITY DIAGNOSIS IN THE BRAZILIANRETAILER MARKETQUALITY OF ‘ROCHA’ PEARS STORED IN CONTROLLED ATMOSPHERE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945

Abstract

CAVALINI, FLAVIA CRISTINA; JACOMINO, ANGELO PEDRO; TREVISAN, MARCOS JOSÉ  and  MIGUEL, ANA CAROLINA ALMEIDA. PONTO DE COLHEITA E QUALIDADE DE GOIABAS ‘KUMAGAI’ E ‘PALUMA’. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.64-72. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-2945-013/14.

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo estudar a influência do estádio de maturação na qualidade de goiabas ‘Kumagai’ e ‘Paluma’. Frutos sadios das duas cultivares colhidos em cinco estádios de maturação, definidos com base na coloração da casca e armazenados sob condição de ambiente (25±1ºC e 85±5% UR), foram avaliados na ocasião da colheita e após atingirem completo amadurecimento quanto à vida útil, coloração da casca, firmeza da polpa, teores de ácido ascórbico, sólidos solúveis SS) e acidez titulável (AT), assim como quanto à relação SS/AT e ao sabor. Os resultados indicaram que goiabas da cv. Kumagai apresentam maior vida útil (6,8 dias, em média) que as ‘Paluma’ (3,2 dias, em média) e que este período é influenciado pelo estádio de maturação.Independentemente da cultivar, goiabas colhidas nos estádios iniciais de maturação mantiveram-se mais ácidas (0,71%) que as colhidas mais tardiamente (0,57%), com o agravante de que, na cv. Kumagai, a colheita no estádio 1 resultou em retenção da cor verde da casca. A colheita das goiabas nos estádios iniciais de amadurecimento, apesar de prolongar o período de conservação, implica frutos de qualidade inferior. Por outro lado, a colheita em estádios de maturação mais avançados torna indispensável a implementação de técnicas de conservação adequadas às características intrínsecas de cada cultivar, de modo a garantir a qualidade da fruta oferecida ao consumidor.

Keywords : Psidium guajava; amadurecimento; conservação; cultivares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )