SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1MASSA SECA E ACÚMULO DE NUTRIENTES EM MUDAS ENXERTADAS DE PEREIRA EM SISTEMA HIDROPÔNICOQUEIMA DOS RAMOS E DESFOLHA CAUSADA POR C. HORIIEM CAQUIZEIRO NO BRASIL. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

TEIXEIRA, LUIZ ANTONIO JUNQUEIRA et al. NORMAS DRIS E NÍVEIS CRÍTICOS DE NUTRIENTES PARA VIDEIRA ‘NIAGARA ROSADA’ CULTIVADA NA REGIÃO DE JUNDIAÍ-SP. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.247-255. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-2945-409/13.

RESUMO

São apresentadas normas DRIS preliminares e derivados níveis críticos de nutrientes no tecido foliar (NC) para a videira ‘NiagaraRosada’ enxertada sobre o porta-enxerto ‘IAC 766’, nas condições de cultivo da região de Jundiaí-SP. As normas DRIS e os NCs foram obtidos a partir de um banco de dados com 116 registros, relacionando produtividade e teores foliares de N, P, K, Ca e Mg das videiras. Esses registros foram obtidos em experimentos de adubação e em um levantamento do estado nutricional de videiras realizados na região de Jundiaí, durante quatro ciclos de produção. Os registros foram separados em duas subpopulações: alto (>26 t/ha), e baixo rendimento (<26 t/ha) e as normas DRIS foram calculadas de acordo com os procedimentos convencionais. Mesmo com a diversidade nas condições de cultivo, a relação entre o índice de balanço nutricional e a produtividade das plantas foi altamente significativa (R2=0,48; p<0,0001), indicando que parte da variação na produtividade dos vinhedos pode ser creditada ao estado nutricional das plantas. Os NCs foram obtidos a partir de regressões múltiplas, relacionando teores foliares de cada nutriente com todos os índices DRIS. Os NCs para teores foliares de N, P, K, Ca e Mg foram 38,0; 3,0; 11,4; 13,7 e 3,5 g kg-1, respectivamente.

Palavras-chave : análise foliar; uva; fruticultura; Vitis spp.; nutrição mineral; diagnóstico nutricional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )