SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3ß -GLUCOSIDASE ACTIVITY IN ENZYME EXTRACT OBTAINED FROM PEACH KERNELAPPLICATION OF OZONE AIMING TO KEEP THE QUALITY OF STRAWBERRIES USING A LOW COST REACTOR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

TAZZO, IVONETE FATIMA et al. EXIGÊNCIA TÉRMICA DE DUAS SELEÇÕES E QUATRO CULTIVARES DE MORANGUEIRO CULTIVADO NO PLANALTO CATARINENSE. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.550-558. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-2945-097/14.

O objetivo do trabalho foi estimar a soma térmica e o filocrono de quatro cultivares e duas ‘seleções’ de morangueiro para o Planalto Sul- Catarinense. O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Agroveterinárias, na Universidade do Estado de Santa Catarina. Foram utilizadas duas seleções de morangueiro em avançada fase de estudos, denominadas ‘SEL1’ e ‘SEL2’, utilizando mudas provenientes de um programa público de melhoramento genético da Itália e quatro cultivares: Camino Real e Camarosa, provenientes do Chile, e San Andreas eAlbion, provenientes da Argentina. O transplante das mudas foi realizado em 26-06-2012. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com três repetições, cada repetição composta de oito plantas, sendo utilizadas as quatro plantas centrais. O filocrono foi determinado a partir do inverso do coeficiente angular da regressão linear entre o número de folhas acumuladas na haste e a soma térmica acumulada após o transplante. Observou-se linearidade entre o desenvolvimento vegetal e a temperatura média do ar nas condições do estudo. Dentre as seleções e cultivares estudadas a ‘San Andreas’ apresenta o ciclo mais precoce, necessitando de menor acúmulo de temperatura (774,70 grausdia), e a cultivar Camarosa, o ciclo mais tardio, com maior acúmulo de soma térmica (1.137,75 graus-dia). A seleção Sel1 apresentou o menor filocrono, 69,96ºC dia1 folha-1, e a cultivar Albion maior valor, 135,61 oC dia1 folha-1. Durante o período estudado, a cultivar San Andreas apresentou maior produção de frutos.

Keywords : Fragaria x ananassa; aparecimento de folhas; soma térmica; desenvolvimento vegetal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )