SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE BANANEIRA ‘GRANDE NAINE’ EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO PARA A CONVIVÊNCIA COM A SIGATOKA-NEGRA NO VALE DO RIBEIRA-SPEFEITO DO ENSACAMENTO NA QUALIDADE DE MAÇÃS EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

WREGE, MARCOS SILVEIRA; COUTINHO, ENILTON FICK; PANTANO, ANGÉLICA PRELA  e  JORGE, ROGÉRIO OLIVEIRA. DISTRIBUIÇÃO POTENCIAL DE OLIVEIRAS NO BRASIL E NO MUNDO. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.656-666. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-2945-174/14.

A demanda pelo azeite de oliva tem sido crescente no mundo, principalmente no Brasil,aumentando a necessidade de expansão da área de plantio. Contudo, nas regiões que são tradicionalmente produtoras, não existe mais espaço, havendo necessidade de procurar novas áreas para plantio no mundo. Neste trabalho, foram identificadas áreas marginais para plantio no Brasil, utilizando modelagem de nicho ecológico, baseando-se em pontos de ocorrência levantados nas regiões produtoras da Europa, Estados Unidos, Austrália e América Latina (Chile, Argentina e Uruguai). Foram usados 346 pontos georreferenciados de ocorrência e planos de informação com dados climáticos (média de temperatura mínima do ar, média de temperatura máxima do ar - em oC - e total de precipitação pluviométrica - em mm) estacionais (primavera, verão, outono e inverno) do mundo, baixados do site do Worldclim. Os dados foram organizados e formatados em sistemas de informações geográficas, usando ArcGIS 10. Finalmente, foram elaborados mapas com a probabilidade de ocorrência de oliveiras no mundo. Foi feito também um mapa apenas da América do Sul, em que são apresentadas as zonas com maior potencial de ocorrência de oliveiras.

Palavras-chave : modelagem de nicho ecológico; oliveiras; azeite de oliva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )