SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue4REPEATABILITY TRAITS OF PEACH FRUITSDIETARY FIBRE CONTENT, PHENOLIC COMPOUNDS AND ANTIOXIDANT ACTIVITY IN SOURSOPS (Annona muricata L.) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

BOAS, ANA CAROLINA VILAS; HENRIQUE, PAÔLA DE CASTRO; LIMA, LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA  and  PEREIRA, MICHEL CARDOSO DE ANGELIS. CONSERVAÇÃO DE PERAS MINIMAMENTE PROCESSADAS SUBMETIDAS A TRATAMENTOS QUÍMICOS. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.1009-1019. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-2945-247/14.

O trabalho teve como objetivo testar a eficácia de tratamentos químicos na manutenção da qualidade de peras ‘Williams’ minimamente processadas. Inicialmente, realizaram-se a lavagem, a sanitização e a retirada das sementes dos frutos. Em seguida, foram realizados cortes no formato de palitos, e os mesmos foram imersos nas soluções, compondo os tratamentos: ácido ascórbico a 2 % (controle); ácido ascórbico a 2% + cloreto de cálcio a 2%; ácido ascórbico a 2% + ácido cítrico a 2%; ácido cítrico a 1%; cloridrato de L-cisteína a 1%. Os frutos foram acondicionados em bandejas de polipropileno, armazenados em câmara fria a 5ºC por 12 dias e avaliados a cada três dias. O tratamento com cloridrato de L-cisteína a 1% foi o mais eficaz na inibição do escurecimento em peras minimamente processadas; no entanto, frutos tratados com ácido ascórbico + cloreto de cálcio apresentaram maior firmeza durante todo o período avaliado, além de quantidades significativamente maiores de vitamina C quando comparado a formulações que não continham ácido ascórbico na composição.

Keywords : Pyrus communis L.; coloração; firmeza; vitamina C; qualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )