SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3NITROGEN DOSES ON ADUBATION IN CLONAL MINI GARDEN OF SURINAM CHERRY (Eugenia uniflora) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SOUZA, BRUNA PEREIRA DE et al. DEFICIÊNCIAS DE MICRONUTRIENTES NO ESTADO NUTRICIONAL DE MUDAS DE BANANEIRA PRATA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2016, vol.38, n.3, e-884.  Epub 29-Set-2016. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-29452016884.

O conhecimento das exigências e eficiências nutricionais de micronutrientes em cultivares de bananeira é relevante para o desenvolvimento da recomendação de adubação para esta cultura. Objetivou-se avaliar as exigências e eficiências nutricionais de mudas de bananeira Prata submetidas à omissão de micronutrientes em solução nutritiva. Os tratamentos foram solução nutritiva completa e solução com omissão individual de B, Cu, Fe, Mn e Zn e dois genótipos, Prata-Anã e seu híbrido BRS Platina. Determinou-se a área foliar, a massa de matéria seca das folhas, rizoma, raízes e total e o teor de micronutrientes nos respectivos órgãos. Com esses resultados calcularam-se os índices: eficiência de absorção, de transporte e de utilização dos micronutrientes. A deficiência de B foi a que afetou mais intensamente o crescimento dos dois genótipos de bananeira. O acúmulo de nutrientes correspondeu à seguinte ordem, Fe > Mn > Zn > B > Cu, o que reflete as exigências da planta. O híbrido BRS Platina apresentou maior eficiência de absorção do B, Fe e Zn em relação a cultivar Prata Anã que teve maior eficiência na absorção de Cu. O híbrido BRS Platina apresentou maior eficiência de transporte de Fe e Mn enquanto a Prata-Anã somente para o Cu. A cultivar Prata Anã apresentou maior eficiência de utilização dos micronutrientes no tratamento completo e no tratamento com omissão dos micronutrientes.

Palavras-chave : Musa spp.; nutrição mineral; omissão de micronutrientes; frutíferas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )