SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1PROTOCOLO DE COLHEIRA PARA BANANAS ‘BRS PRINCESA’QUALIDADE PÓS-COLHEITA DO PEQUI (Caryocar brasiliense CAMB.) COLETADO NA PLANTA OU APÓS A QUEDA NATURAL E SUBMETIDO AO CONGELAMENTO LENTO OU RÁPIDO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

GUEDES, MAYARA NEVES SANTOS et al. MINERAIS E COMPOSTOS FENÓLICOS EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO DE FRUTOS DE CAGAITEIRA (Eugenia dysenterica). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-360.  Epub 30-Mar-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017360.

O Cerrado é o maior bioma no Estado de Minas Gerais-Brasil, representado uma biodiversidade de espécies frutíferas, destacando a cagaiteira (Eugenia dysenterica). Frutos de cagaiteira são considerados uma opção importante para fruticultura, por apresentarem fonte de compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e teores de minerais que podem contribuir com efeitos benéficos à saúde. Neste estudo, caracterizaram-se os compostos fenólicos por cromatografia líquida de alta eficiência e avaliaram-se os teores de minerais presentes em frutos de cagaiteira em estádio de maturação maduros e verdes. Em relação aos minerais, frutos maduros e verdes destacam-se por serem ricos em potássio. Os frutos verdes são ricos em boro, enquanto os frutos maduros são fonte desse mineral. Nos frutos de cagaiteira maduros e verdes, foram identificados os compostos fenólicos: os ácidos gálico, cafeico, vanílico, p-cumárico, siríngico, ferúlico e salicílico, epicatequina, quercetina e rutina, sendo os maiores teores dos compostos os ácidos cafeico, p-cumárico, siríngico e ferúlico, epicatequina e rutina identificados nos frutos verdes, enquanto para frutos maduros o destaque foi para os ácidos gálico, vanílico esalicílico e quercetina. Assim, frutos de cagaita podem apresentar grande potencial para aplicações alimentares, terapêuticas e medicinais, trazendo benefícios à saúde.

Palavras-chave : Frutos do cerrado; Myrtaceae; CLAE-Uv.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )