SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1MINERAIS E COMPOSTOS FENÓLICOS EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO DE FRUTOS DE CAGAITEIRA (Eugenia dysenterica)EXTENSÃO DO PERÍODO DE ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE PERAS EUROPEIAS POR MEIO DO USO DE ATMOSFERA MODIFICADA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

OLIVEIRA, MARIA NEUDES SOUSA et al. QUALIDADE PÓS-COLHEITA DO PEQUI (Caryocar brasiliense CAMB.) COLETADO NA PLANTA OU APÓS A QUEDA NATURAL E SUBMETIDO AO CONGELAMENTO LENTO OU RÁPIDO. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-768.  Epub 30-Mar-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017768.

Foram avaliados os teores de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), relação SS/AT, pH, teor de umidade, açúcares solúveis (AS), açúcares redutores (AR) e açúcares não redutores (ANR) em polpa de frutos de pequi coletados na planta, coletados no chão após a queda natural e coletados no chão três dias após a queda natural (caracterizando três estágios de maturação), e mantidos por seis meses em freezer após submetidos a congelamento rápido (nitrogênio líquido seguido de freezer) e lento (diretamente em freezer). As variáveis avaliadas não foram influenciadas pelo método de congelamento. Os teores de SS, AT, e AR foram crescentes com o avanço no estágio de maturação dos frutos, indicando que frutos coletados na planta encontram-se imaturos e apresentam qualidade inferior aos coletados após a queda natural. Embora considerados maduros quando caem da planta, um intervalo de três dias entre a coleta após a queda natural e o consumo favorece a qualidade dos frutos.

Palavras-chave : Extrativismo; composição química; congelamento; estágios de desenvolvimento do fruto; manejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )