SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1EXTENSÃO DO PERÍODO DE ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE PERAS EUROPEIAS POR MEIO DO USO DE ATMOSFERA MODIFICADAA DEMANDA DE POLPA DE AÇAÍ NO MERCADO VAREJISTA DA CIDADE DE BELÉM, ESTADO DO PARÁ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

KARLEC, FÁBIO; DUARTE, ADRIANE DA FONSECA; OLIVEIRA, ANA CLÁUDIA BARNECHE DE  e  CUNHA, UEMERSON SILVA DA. DESENVOLVIMENTO DE Tetranychus urticae KOCH (ACARI: TETRANYCHIDAE) EM DIFRENTES CULTIVARES DE MORANGUEI. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-171.  Epub 30-Mar-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017171.

O ácaro-rajado, Tetranychus urticae Koch, é considerado a principal praga da cultura do morangueiro. O controle desta espécie é dificultado pela baixa eficiência dos produtos atualmente empregados, pela ocorrência de populações resistentes a acaricidas e ao alto potencial reprodutivo dessa praga. Isso induz ao uso de agrotóxicos e ao aumento de resíduos de agroquímicos na fruta. O emprego de cultivares resistentes é um método de controle considerado ideal, pois permite a manutenção do ácaro em níveis inferiores aos de dano econômico, minimiza o impacto ambiental dos agrotóxicos, sem ônus adicional ao agricultor, e serve como ferramenta auxiliar no manejo integrado da praga. Nesse sentido, o trabalho avaliou a resistência de cultivares de morangueiro a T. urticae através do estudo do desenvolvimento de seus aspectos biológicos. Experimentos de biologia comparada, testes de não preferência à alimentação e a oviposição para o ácarorajado foram conduzidos em 16 cultivares de morangueiro em condições de laboratório. A partir dos estudos, constatou-se que as cultivares Camarosa, Florida Festival, IAC Campinas e Sabrosa indicaram a possibilidade da existência de resistência do tipo antibiose para o ácaro-rajado, influenciando na preferência à alimentação, desenvolvimento e oviposição, indicando a existência de reação diferenciada entre as cultivares estudadas.

Palavras-chave : ácaro-rajado; biologia comparada; antixenose.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )