SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1DESENVOLVIMENTO DE Tetranychus urticae KOCH (ACARI: TETRANYCHIDAE) EM DIFRENTES CULTIVARES DE MORANGUEIAVALIAÇÃO DE PORTA-ENXERTOS PARA A LIMEIRA ÁCIDA ‘TAHITI’ NO NORTE DE MINAS GERAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SANTANA, ANTÔNIO CORDEIRO DE; SANTANA, ÁDINA LIMA DE  e  SANTANA, ÁDAMO LIMA DE. A DEMANDA DE POLPA DE AÇAÍ NO MERCADO VAREJISTA DA CIDADE DE BELÉM, ESTADO DO PARÁ. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-102.  Epub 30-Mar-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017102.

O objetivo deste trabalho foi estimar os parâmetros da demanda por polpa de açaí do mercado varejista de Belém. Aplicou-se a análise de regressão múltipla para identificar as principais variáveis que influenciam sobre as decisões do consumo do produto e estimar as elasticidades preço, renda e cruzada da demanda. O método econométrico de estimação foi o de mínimos quadrados robustos, para corrigir problemas de variância heterocedástica. Os resultados mostram que a demanda de polpa de açaí é inelástica a preço e a renda. Os produtos peixe e farinha de mandioca confirmaram-se como produtos complementares de forte influência nas decisões dos consumidores. A qualidade do produto, em função da associação do produto à doença de Chagas, revelou forte influência na escolha do produto para o consumo das famílias. Finalmente, o benefício socioeconômico da polpa de açaí foi de R$ 762,78 milhões por ano.

Palavras-chave : Mercado de açaí; elasticidades da demanda; segurança alimentar; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )