SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1A DEMANDA DE POLPA DE AÇAÍ NO MERCADO VAREJISTA DA CIDADE DE BELÉM, ESTADO DO PARÁINFLUENCE OF USING OF PEARL AND RED NETS ON MICRO-CLIMATE CONDITIONS, FRUIT SUN DAMAGE AND FRUIT COLOR DEVELOPMENT IN ´GALA´ AND ´FUJI´ APPLE ORCHARDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MACHADO, DANIEL LUCAS MAGALHÃES et al. AVALIAÇÃO DE PORTA-ENXERTOS PARA A LIMEIRA ÁCIDA ‘TAHITI’ NO NORTE DE MINAS GERAIS. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-790.  Epub 30-Mar-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017790.

O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de 12 variedades de porta-enxertos sobre o desenvolvimento e a qualidade dos frutos da limeira-ácida ‘Tahiti’ cultivadas no município de Jaíba-MG. O plantio do pomar experimental foi realizado em novembro de 2008, em espaçamento de 8 m x 5 m e irrigado usando gotejamento. O experimento foi constituído por uma cultivar copa (lima-ácida Tahiti, cultivar IAC-5) e 12 porta-enxertos: limoeiro ‘Cravo’, citrangeiro ‘Troyer’, citrangeiro ‘Carrizo’, híbrido 1707, citrandarineiro 1710, citrandarineiro 1697, citradia 1708, citrumeleiro ‘Swingle’, tangerineira ‘Cleópatra’, tangerineira ‘Sunki’, limoeiro ‘Volkameriano’ e trifoliateiro ‘Limeira’. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados, com cinco repetições e três plantas por parcela. Foram realizadas avaliações dos diâmetros dos troncos do porta-enxerto e do enxerto, a altura, o diâmetro da copa e o volume médio de copa, produção por planta, massa média dos frutos, número de frutos por planta, produtividade, índice de eficiência de produção, diâmetro longitudinal, diâmetro equatorial, teor dos sólidos solúveis totais, acidez total titulável e teor de vitamina C do fruto. O limoeiro ‘Volkameriano’ e a tangerineira ‘Cleópatra’ foram os que induziram maior vigor vegetativo e produtividade ao ‘Tahiti’. Por outro lado, o trifoliata ‘Limeira’ e citrangeiro ‘Troyer’ induziram menor vigor e maior eficiência de produção, despontando como porta-enxertos alternativos ao limoeiro ‘Cravo’, desde que sejam feitos ajustes nos espaçamentos de plantio, visando ao aumento da produtividade. Os frutos, em geral, não apresentaram diferenças quanto às características físicas e químicas entre os tratamentos, mantendo-se dentro dos padrões comerciais.

Palavras-chave : Citrus latifolia Tan.; desenvolvimento vegetativo; qualidade do fruto.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )