SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DE BANANEIRAS EM TRÊS CICLOS DE PRODUÇÃO NO SUDOESTE DA BAHIACARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA PARA ESTUDO DA DIVERGÊNCIA GENÉTICA DE HÍBRIDOS INTERESPECÍFICOS DE PITAYA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

OLIVEIRA, JAMILE DA SILVA; FALEIRO, FÁBIO GELAPE; JUNQUEIRA, NILTON TADEU VILELA  e  VIANA, MARCELO LIBINDO. DIVERSIDADE GENÉTICA E MORFOAGRONÔMICA DE Passiflora spp.BASEADA EM VARIÁVEIS QUANTITATIVAS DAS FLORES E FRUTOS. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-003.  Epub 13-Abr-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017003.

Objetivou-se caracterizar acessos de Passiflora spp. e sua diversidade genética baseada em descritores morfoagronômicos quantitativos de flores e frutos. O estudo foi realizado na EMBRAPA Cerrados, Planaltina-DF. Foram caracterizados 15 acessos de Passiflora spp. utilizando 14 descritores morfoagronômicos quantitativos. Distâncias genéticas entre os acessos foram estimadas com base na Distância de Mahalanobis. Análise de agrupamento via dendrograma e dispersão gráfica via coordenadas principais foram analisadas. Foi calculada, também, a contribuição relativa dos caracteres para divergência genética dos acessos analisados. A caracterização morfoagronômica baseada em descritores quantitativos de flores e frutos contribuiu para a diferenciação fenotípica entre os acessos Passiflora spp., servindo como importante instrumento para quantificar a variabilidade. Essa caracterização é importante para estudos mais completos de caracterização e diversidade genética do gênero Passiflora.

Palavras-chave : análise multivariada; Passifloraceae; recursos genéticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )