SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1DIVERSIDADE GENÉTICA E MORFOAGRONÔMICA DE Passiflora spp.BASEADA EM VARIÁVEIS QUANTITATIVAS DAS FLORES E FRUTOSVARIABILIDADE FENOTÍPICA EM FRUTOS DE GOIABEIRA-SERRANA [Acca sellowiana (O. Berg.) Burret] EM TERRAS INDÍGENAS, COMUNIDADES QUILOMBOLAS E EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SUL DO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SILVA, ADRIANA DE CASTRO CORREIA DA et al. CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA PARA ESTUDO DA DIVERGÊNCIA GENÉTICA DE HÍBRIDOS INTERESPECÍFICOS DE PITAYA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-168.  Epub 13-Abr-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017168.

De cultivo recente no Brasil, a pitaya ainda carece de estudos relacionados à seleção de materiais promissores, não havendo, até o momento, nenhuma variedade comercial registrada no País. Assim, realizaram-se polinizações cruzadas entre plantas de Hylocereus undatus × H. polyrhizus e H. undatus × H. setaceus. Baseando-se em características do cladódio, avaliou-se a divergênciagenética das progênies, visando à utilização futura em programa de melhoramento genético. Foram avaliados seis caracteres: comprimento e diâmetro dos ramos, distância entre aréolas, altura das costilhas, número e tamanho dos espinhos por aréola. A análise de agrupamento pelo método UPGMA foi feita a partir da matriz de distância Euclidiana. Houve grande variabilidade entre os híbridos, e oito deles mostraram-se promissores para serem utilizados em programa de melhoramento genético.

Palavras-chave : análise multivariada; pitaya-vermelha; diversidade genética; variabilidade genética.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )