SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA PARA ESTUDO DA DIVERGÊNCIA GENÉTICA DE HÍBRIDOS INTERESPECÍFICOS DE PITAYALIOFILIZAÇÃO E EMBALAGENS PROTEGIDAS DA LUZ PRESERVAM A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DA POLPA DE PEQUI (Caryocar brasiliense Camb.) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

BORSUK, LIDO JOSÉ et al. VARIABILIDADE FENOTÍPICA EM FRUTOS DE GOIABEIRA-SERRANA [Acca sellowiana (O. Berg.) Burret] EM TERRAS INDÍGENAS, COMUNIDADES QUILOMBOLAS E EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SUL DO BRASIL. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-699.  Epub 13-Abr-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017699.

Estudos fenotípicos com frutas silvestres são importantes fontes de informação para entendimento do estado de conservação das espécies vegetais, sobretudo em populações de plantas em áreas protegidas. Frutos de 18 populações de goiabeira-serrana [Acca sellowiana (O. Berg.) Burret], internacionalmente denominada de feijoa, presentes em Comunidades Quilombolas (QLs), Terras Indígenas (TIs) e em Unidades de Conservação (UCs) foram avaliados, com o objetivo de caracterizar variabilidade fenotípica. Os frutos foram coletados na maturação, e oito características foram avaliadas: diâmetro, comprimento e peso do fruto, peso da casca, peso de polpa, espessura da casca, rendimento de polpa e teor de sólidos solúveis totais (°Brix). Os resultados revelaram a existência de significativa variabilidade morfológica para todas as características avaliadas, havendo diferenças significativas entre todas as populações e entre as - agrupadas em QLs, TIs e UCs, em especial para o peso total e a espessura da casca. Houve clara formação de cinco grupos principais de dissimilaridade, com separação de duas populações para o tipo Uruguai e 16 para tipo Brasil. O fato da ocorrência da menor variabilidade nos frutos encontrado em plantas de áreas de povos tradicionais, sugere a existência de processos de seleção de genótipos da goiabeira-serrana nestas áreas.

Palavras-chave : Feijoa; pineaple-guava; povos tradicionais; conservação in situ on farm.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )