SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1VARIABILIDADE FENOTÍPICA EM FRUTOS DE GOIABEIRA-SERRANA [Acca sellowiana (O. Berg.) Burret] EM TERRAS INDÍGENAS, COMUNIDADES QUILOMBOLAS E EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SUL DO BRASILPOLIFENÓLICOS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE QUATRO FRUTAS NATIVAS DO LITORAL CEARENSE EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

NASCIMENTO, NARA RÚBIA RODRIGUES DO; ALVES, ALINE MEDEIROS; SILVA, MARA REIS  e  NAVES, MARIA MARGARETH VELOSO. LIOFILIZAÇÃO E EMBALAGENS PROTEGIDAS DA LUZ PRESERVAM A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DA POLPA DE PEQUI (Caryocar brasiliense Camb.). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-150.  Epub 13-Abr-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017150.

A polpa de pequi apresenta quantidade elevada de compostos bioativos, contudo, sua sazonalidade e alta perecibilidade limitam sua disponibilidade no mercado. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de determinar as características físico-químicas, o conteúdo de compostos fenólicos e de carotenoides, e a capacidade antioxidante da polpa liofilizada de pequi, e avaliar sua estabilidade durante 180 dias de armazenamento, em diferentes embalagens. Os frutos de pequi foram despolpados, e a polpa foi triturada, liofilizada e acondicionada a vácuo em três embalagens diferentes: polietileno transparente, polietileno revestida com papel alumínio e laminada (bopp metalizado com pet). As amostras foram armazenadas em condições controladas de temperatura, umidade e luminosidade. Foram determinadas a composição centesimal, os teores de compostos fenólicos e carotenoides e a capacidade antioxidante (DPPH•), no início do estudo e ao final de cada mês, por 180 dias. A polpa liofilizada de pequi apresentou 48,87 g.100g-1 de lipídios; 6,17 g.100g-1 de proteína; 4,20 g.100g-1 de fibra alimentar total, e valor energético de 556,79 kcal.100g-1. A proteção à oxidação dos carotenoides pela ação da luz foi igualmente eficaz com o uso da embalagem de polietileno revestida com papel alumínio e da embalagem laminada. Observou-se correlação negativa entre concentração de compostos fenólicos e tempo de armazenamento, e capacidade antioxidante e o tempo de armazenamento; e positiva entre capacidade antioxidante e compostos fenólicos. As embalagens protegidas da luz reduziram a perda de carotenoides. A embalagem laminada se destacou por melhor preservar os compostos fenólicos e a capacidade antioxidante.

Palavras-chave : antioxidantes; Caryocar brasiliense; carotenoides; Cerrado; pequi.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )