SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1ESTABILIDADE DE ANTOCIANINAS DO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL DA UVA ISABEL CULTIVADA NO VALE DO SÃO FRANCISCOENXERTIA PARA RECUPERAÇÃO DE CAULE DO MARACUJAZEIRO AMARELO EM SISTEMA ORGÂNICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

CAMPOS, GRAZIELLA SIQUEIRA et al. PRODUÇÃO DE MUDA DE GOIABEIRA POR MINIGARFAGEM SOBRE PORTA-ENXERTO INTRA OU INTERESPECÍFICO. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-635.  Epub 20-Abr-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017635.

A minigarfagem é um tipo de enxertia que tem sido indicada para aumentar a eficiência da propagação de espécies florestais e frutíferas. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a minigarfagem como método de propagação da goiabeira enxertada sobre porta-enxerto intra ou interespecífico. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro tratamentos, cinco repetições e parcelas constituídas por dez mudas, em arranjo fatorial 22, sendo os fatores constituídos pelos porta-enxertos e cultivares-copa. Os porta-enxertos utilizados foram Psidium guajava e Psidium guineense. As cultivarescopa foram a Paluma e Cortibel 1. Constatou-se efeito somente da copa utilizada sobre os percentuais de pegamento. Os pegamentos de enxertia observados foram de 52, 54, 82 e 84%, respectivamente, para as combinações ‘Cortibel 1’/P. guineense; ‘Cortibel 1’/P. guajava; ‘Paluma’/P. guineense; ‘Paluma’/P. guajava. A minigarfagem foi efetiva na propagação da goiabeira, para porta-enxerto intra ou interespecífico. O tempo médio de produção das mudas de ‘Paluma’ e ‘Cortibel 1’ enxertadas sobre P. guajava ou P. guineense, por minigarfagem, foi de 351 dias, com altura média de 48 cm e 18 folhas, sendo as mudas da ‘Paluma’ mais vigorosas que as da ‘Cortibel 1’.

Palavras-chave : Psidium guajava; P. guineense; propagação vegetativa; enxertia herbácea.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )