SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1ENXERTIA PARA RECUPERAÇÃO DE CAULE DO MARACUJAZEIRO AMARELO EM SISTEMA ORGÂNICORESPOSTA DA MACIEIRA ‘FUJI’ À ADUBAÇÃO FOSFATADA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MIELE, ALBERTO  e  RIZZON, LUIZ ANTENOR. INTERAÇÃO ENTRE COPA E PORTA-ENXERTO:1. EFEITO NOS COMPONENTES DE PRODUÇÃO DA VIDEIRA CABERNET SAUVIGNON. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.1, e-820.  Epub 20-Abr-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017820.

A interação entre porta-enxerto, copa e meio ambiente pode induzir diferentes respostas à fisiologia da videira. Assim, o objetivo deste estudo foi determinar o efeito do porta-enxerto nos componentes de produção da videira Cabernet Sauvignon (CS) cultivada na região vitivinícola da Serra Gaúcha. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 15 tratamentos, três repetições e dez plantas por parcela. Os resultados mostram que todas as variáveis avaliadas foram significativamente afetadas pelo ano e pelo porta-enxerto. A combinação CS/Solferino está entre as combinações que foram afetadas significativamente e apresentaram maior produtividade/planta. De fato, ela foi superior a CS/Rupestris du Lot, CS/101-14 Mgt., CS/3309 C, CS/5BB K, CS/161-49 C, CS/1103P e CS/Isabel. O número de cachos por gema, por gema brotada e por planta e o peso por cacho também foram afetados significativamente pelo ano e pelo porta-enxerto. O peso da poda/planta, a produção/peso da poda, a área foliar/planta, o índice de área foliar e a área foliar/peso de frutos frescos são variáveis relacionadas à fisiologia da videira que também foram afetadas pelo porta-enxerto. Em geral, os porta-enxertos adaptaram-se bem ao ambiente em que foi conduzido o trabalho, transmitindo vigor e alta produtividade à videira Cabernet Sauvignon, o que significa que eles podem ser usados por viticultores dessa região. No entanto, a escolha do porta-enxerto depende de vários aspectos, tais como os relacionados às características do solo, condições climáticas, cultivares de uva, e até mesmo clones, e propósitos da produção.

Palavras-chave : uva; Vitis vinifera; enxertia; produção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )