SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2SENSIBILIDADE AO ESTRESSE AMBIENTAL EM BANANEIRA COMPROVADA PELA FLUORESCÊNCIA DA CLOROFILA aDIVERSIDADE QUÍMICA E FENOTÍPICA DAS AMEIXAS MEXICANAS (Spondias purpurea L.) DOS ESTADOS DE GUERRERO E MORELOS, MÉXICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

ANDRADE, CAROLINA AMANDA WIPPICH et al. COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DE MORANGOS ORGÂNICOS E CONVENCIONAIS DE VÁRIAS PROPRIEDADES. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.2, e-045.  Epub 05-Jun-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017045.

Morangos são apreciados em todo o mundo. No entanto, uma grande quantidade de produtos agroquímicos é utilizada na sua produção por serem muito susceptíveis a pragas e doenças. Muitos estudos têm comparado à qualidade de frutos provenientes do sistema orgânico e do sistema convencional, mas os resultados são contraditórios. O objetivo deste estudo foi comparar a qualidade de morangos (Fragaria ananassa Duch) cultivados sob métodos de cultivo orgânico e convencional. Setepares de fazendas foram selecionados, e frutos foram coletados em diferentes momentos e locais de produção. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com esquema fatorial 2 x 5 (dois tipos de cultivo x cinco períodos de armazenamento), com quatro repetições. Morangos produzidos no sistema de cultivo orgânico apresentaram maiores teores de sólidos solúveis e polpa mais firme que os produzidos no sistema convencional. A perda de massa fresca, acidez titulável e os teores de ácido ascórbico não foram influenciados pelos sistemas de cultivo. O sistema convencional resultou em frutos com menores índices de podridão, enquanto que morangos provenientes do sistema de cultivo convencional exibiram frutos com conteúdo maior de sólidos solúveis e polpa firme. Desta forma, neste trabalho foi observado que cada sistema de cultivo foi responsável em beneficiar diferentes atributos de qualidade em morangos.

Palavras-chave : Fragaria spp.; armazenamento; parâmetros físicos e químicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )