SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE AMEIXAS ‘LAETITIA’ ARMAZENADAS EM ATMOSFETA MODIFICADA ATIVAPENETRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E REPRODUÇÃO DE Meloidogyne enterolobii EM ESPÉCIES DE Psidium E RESPOSTAS CELULARES INDUZIDAS NAS RAÍZES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

CHRISTALCATALANI, GABRIELA et al. EFEITOS DA APLICAÇÃO DE SILICATO DE POTÁSSIO EM PLANTAS DE MAMOEIRO SOBRE A POPULAÇÃO DO ÁCARO-RAJADO. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.2, e-840.  Epub 12-Jun-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017840.

O objetivo do trabalho foi determinar se a aplicação de silicato de potássio em plantas de mamoeiro induz resistência ao ácaro-rajado, Tetranychus urticae, e diminui sua infestação. Em casa de vegetação foi avaliado o efeito da aplicação de silicato de potássio, via foliar e via solo, em mudas infestadas artificialmente. Foram testadas duas doses de silicato de potássio, 2 e 4L.ha-1, aplicadas em diferentes momentos, resultando em tratamentos com números diferentes de pulverizações. Para avaliação dos ácaros foram realizadas três avaliações, com 20, 30 e 40 dias após a infestação dos ácaros, contando-se o número de ovos, formas ativas e exúvias de T. urticae presentes ao longo da nervura principal. Em laboratório foram construídas tabelas de vida de fertilidade de T. urticae alimentado com folhas de mamoeiro retiradas das plantas dos tratamentos que receberam aplicação de silicato de potássio via foliar. O efeito residual foi avaliado com a pulverização de discos de folhas em torre de Potter e transferência das fêmeas 24 horas após. Foram realizadas análises fisiológicas das folhas para avaliação de componentes fisiológicos indicativos de ativação de mecanismos de defesa das plantas. A aplicação de silicato de potássio induziu a produção de substâncias de defesa da planta reduzindo os valores da taxa líquida de reprodução (Ro). Por outro lado, no experimento de efeito residual houve a indução de hormoligose, com aumento do número de ovos por fêmea. Em casa de vegetação, a aplicação de silicato de potássio não resultou em redução da infestação de T. urticae.

Palavras-chave : Carica papaya; Tetranychus urticae; indutor de resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )