SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2EFEITOS DA APLICAÇÃO DE SILICATO DE POTÁSSIO EM PLANTAS DE MAMOEIRO SOBRE A POPULAÇÃO DO ÁCARO-RAJADOINDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM MUDAS DE VIDEIRA A Xanthomonas campestris pv. viticola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SOUSA, ALAIN DENIS DE et al. PENETRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E REPRODUÇÃO DE Meloidogyne enterolobii EM ESPÉCIES DE Psidium E RESPOSTAS CELULARES INDUZIDAS NAS RAÍZES. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.2, e-453.  Epub 22-Jun-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017453.

A presença de Meloidogyne enterolobii nas principais regiões de cultivo de goiabeira tem comprometido severamente a produção brasileira do fruto e estimulado o desenvolvimento de variedades resistentes para manejo eficiente do nematoide. O presente estudo teve como objetivos avaliar a penetração, o desenvolvimento, a reprodução e as respostas celulares induzidas por M. enterolobii nas raízes de quatro espécies do gênero Psidium (P. guajava ‘Paluma’, P. guineense, P. cattleyanume P. friedrichstalianum), provenientes do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido (Embrapa Semiárido), localizado em Petrolina-PE. Foram realizados três experimentos para a avaliação da penetração, desenvolvimento e reprodução do nematoide, e, ao final, realizadas análises histológicas. O nematoide penetrou indistintamente nas espécies resistentes e suscetíveis, mas apenas em ‘Paluma’ houve evolução dos juvenis vermiformes para as formas salsichoides e globosas, no experimento 1. No experimento 2, em todas as espécies, havia formas salsichoides do nematoide, porém, apenas em ‘Paluma’, elas chegaram a fêmeas adultas. No experimento 3, apenas ‘Paluma’ mostrou-se suscetível a M. enterolobii com fator de reprodução maior do que 1. As análises histológicasmostraram que, ao contrário de P. guajava, as demais espécies de Psidium apresentaram sítios de alimentação pouco desenvolvidos aos 20 dias após a inoculação.

Palavras-chave : Nematoide-das-galhas da goiabeira; Psidium cattleyanum; P. friedrichstalianum; P. guajava; P. guineense; resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )