SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2MODELOS AGROMETEOROLÓGICOS NÃO-LINEARES PARA ESTIMAR O DESENVOLVIMENTO DE FRUTOS DE LICHIAZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DE PEREIRAS EUROPÉIAS E ASIÁTICAS COM POTENCIAL PARA PLANTIO COMERCIAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SOUZA, GLEIKA LARISSE OLIVEIRA DORASIO DE et al. BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS COMO BIOINOCULANTES PARA MUDAS MICROPROPAGADAS DE BANANEIRA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.2, e-324.  Epub 22-Jun-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017324.

A utilização de biofertilizantes ou inoculantes microbianos capazes de promover o crescimento e incrementar a produtividade das plantas têm sido aceita como alternativa a redução do uso de adubos químicos. Diante do exposto objetivou-se avaliar o o crescimento e qualidade de mudas micropropagadas de bananeira ‘Prata Anã’ após a bioinoculação de bacterias endofíticas promotoras de crescimento. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com três repetições, e os tratamentos foram compostos por 24 isolados de bactérias endofíticas. Os isolados EB-50 ( Bacillussp.), e EB-133 (Bacillus amyloliquefaciens) caracterizados como fixadores biológicos de nitrogênio, o EB-51 (Bacillus pumilus) solubilizador de fosfato inorgânico e os isolados EB-55 () e EBacillussubtilisB-40 (Bacillus sp.) sintetizadores do ácido indol-3-acético, propiciaram os maiores incrementos para o comprimento, diâmetro do pseudocaule, massas frescas e massas secas nas mudas micropropagadas de bananeira ‘Prata Anã’.

Palavras-chave : Musa sp; fixação biológica; solubilização de fosfato; AIA; bactérias promotoras do crescimento de plantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )