SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS COMO BIOINOCULANTES PARA MUDAS MICROPROPAGADAS DE BANANEIRAREPETIBILIDADE DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS EM FRUTOS DE PEQUI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

WREGE, MARCOS SILVEIRA et al. ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DE PEREIRAS EUROPÉIAS E ASIÁTICAS COM POTENCIAL PARA PLANTIO COMERCIAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.2, e-312.  Epub 26-Jun-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017312.

A pera está entre as frutas de maior interesse comercial no mundo e é a fruta mais importada pelo Brasil. A produção brasileira é muito pequena, e a qualidade da fruta não tem padrão comercial adequado, em função da falta de adaptação das peras de qualidade às condições edafoclimáticas brasileiras. O sucesso da cultura no País, entre outros fatores, pode estar associado à escolha das cultivares comerciais, polinizadoras e porta-enxertos mais bem adaptados às condições edafoclimáticas locais, dependendo, portanto, das indicações de um zoneamento agrícola. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar, na região Sul do Brasil, zonas climáticas homogêneas com potencial para plantios comerciais de pereiras europeias e asiáticas, por meio de estudos de riscos climáticos. As regiões foram delimitadas pela disponibilidade estacional de horas de frio (<7,2 oC) acumuladas no período entre maio e setembro, e pelo risco mensal de ocorrência de déficit hídrico. A análise permitiu o reconhecimento de quatro zonas homogêneas para produção comercial de peras na região Sul.

Palavras-chave : zoneamento agrícola; Pyrus communis L.; Pyrus pyrifolia L.; redução dos riscos climáticos; adaptação de cultivares; condições climáticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )