SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DE PEREIRAS EUROPÉIAS E ASIÁTICAS COM POTENCIAL PARA PLANTIO COMERCIAL NA REGIÃO SUL DO BRASILSELEÇÃO VIA MODELOS MISTOS EM FAMÍLIAS SEGREGANTES DE GOIABEIRA BASEADA EM CARACTERÍSTICAS DE PRODUTIVIDADE E DE QUALIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SOARES, BLENDA CALAZANS et al. REPETIBILIDADE DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS EM FRUTOS DE PEQUI. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.2, e-181.  Epub 26-Jun-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017181.

O objetivo deste trabalho foi estimar os efeitos de populações, matrizes e do coeficiente de repetibilidade em frutos de pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb.). Foram coletados dados de duas populações, por três anos consecutivos, das seguintes características: massa massa total do fruto; massa do mesocarpo externo; número de putâmens por fruto; massa total e média de putâmens; massa total e média da polpa; e a proporção da massa de lipídeos e proteínas em relação à massa total da polpa. A análise de variância foi feita usando-se um modelo de classificação hierárquica. Os efeitos de matrizes dentro de populações foram altamente significativos para todas as características estudadas, ao passo que os efeitos destas populações não o foram para nenhuma característica, evidenciando que no dimensionamento de testes de populações e progênies, deve-se optar pelo maior número de matrizes por população em detrimento do número de populações. As estimativas de repetibilidade encontradas permitem inferir um alto controle genético para as características massa total do fruto; massa do mesocarpo externo; massa média de putâmens; massa média da polpa; e teor de lipídeos e, portanto, uma maior probabilidade de expressão destas características nos descendentes clonais de matrizes selecionadas.

Palavras-chave : Caryocar brasiliense; coeficiente de repetibilidade; matrizes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )