SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2REPETIBILIDADE DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS EM FRUTOS DE PEQUICARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE SUCOS ELABORADOS A PARTIR DE UVAS IRRADIADAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

QUINTAL, SILVANA SILVA RED et al. SELEÇÃO VIA MODELOS MISTOS EM FAMÍLIAS SEGREGANTES DE GOIABEIRA BASEADA EM CARACTERÍSTICAS DE PRODUTIVIDADE E DE QUALIDADE. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.2, e-866.  Epub 26-Jun-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017866.

Visando à obtenção de novas variedades de goiaba com atributos superiores, este trabalho foi conduzido e analisado pelo procedimento REML/BLUP, em nível de indivíduos.Foram avaliadas 17 famílias segregantes de goiabeira, seguindo o delineamento experimental de blocos casualizados, com 2 repetições, com 12 plantas por parcela. As famílias foram obtidas após polinizações biparentais controladas. Os indivíduos estudados apresentaram elevada variância genotípica para peso de fruto (PF), produtividade (PRD) e teor de ácido ascórbico (TAA). As magnitudes dos coeficientes de herdabilidade da média das progênies conduziram a um alto valor de acurácia para seleção de progênies para rendimento de polpa (RP), teor de sólidos solúveis (TSS), além de PF, PRD e TAA; moderado para acidez do fruto (AF) e para a relação TSS/AF, e baixo em espessura do mesocarpo (EM) e pH. Averiguou-se que a seleção entre famílias (h2mp) apresentou os maiores valores para PF, RP, PRD, TSS e TAA, mostrando-se que, para o presente estudo, a seleção entre família seria efetiva, já que estas características foram as que permitiram maiores valores de acurácia seletiva entre famílias. Quanto ao ordenamento dos indivíduos, observa-se um destaque para as famílias provenientes do cruzamento entre UENF 1835 x UENF 1834; UENF 1831 x UENF 1832; UENF 1831 x UENF 3739,que ocupam as primeiras posições no rankeamento para a maioria das características.

Palavras-chave : Psidium guajava; variabilidade; REML/BLUP.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )