SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE SUCOS ELABORADOS A PARTIR DE UVAS IRRADIADASRELAÇÃO ENTRE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE FRUTOS DE PROGÊNIES C03 DE MARACUJÁ-AZEDO SOB DIFERENTES NÍVEIS NUTRICIONAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

BRUNETTO, GUSTAVO et al. METAIS PESADOS EM SOLOS DE VINHEDOS E POMARES. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.2, e-263.  Epub 03-Jul-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017263.

A aplicação de fungicidas foliares em vinhedos e pomares pode incrementar os teores de metais pesados, como o cobre (Cu) e o zinco (Zn), em solos e, quando em excesso, podem causar toxidez às frutíferas ou plantas de cobertura. Porém, algumas práticas agronômicas, como a calagem, adição de resíduos orgânicos, cultivo de plantas de cobertura do solo e inoculação de plantas jovens com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) podem diminuir a disponibilidade e o potencial de toxidez de metais pesados às frutíferas. A presente revisão objetivou compilar e apresentar informações sobre os efeitos do aumento dos teores de metais pesados, especialmente, Cu e Zn, em solos cultivados com frutíferas e algumas práticas agronômicas de remediação. Ao longo do texto são apresentadas informações sobre as fontes de metais pesados, com enfase no Cu e Zn, em solos cultivados com frutíferas; mecanismos de absorção, transporte, acúmulo e potencial de toxidez às plantas. Além disso, são relatadas algumas práticas agronômicas viáveis para remediar o potencial de toxidez de metais pesados em solos cultivados com frutíferas. Com a adoção destas práticas se espera menor disponibilidade de metais pesados no solo, o que reduziria o potencial de toxidez às plantas, especialmente, em frutíferas jovens transplantadas em solos com alto teor de metais pesados, como o Cu e Zn, permitindo satisfatório crescimento, produção e composição de frutos.

Palavras-chave : Elemento traço; fitotoxidez; crescimento; frutíferas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )