SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3MATURAÇÃO DE FRUTOS E QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE Physalis ixocarpa BROT. EX HORMEN índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MIYATA, LUZIA YURIKO et al. PROMOTORES DE FLOEMA SÃO DIFERENTEMENTE ATIVADOS POR Candidatus Liberibacter asiaticus EM LARANJEIRAS DOCES TRANSGÊNICAS. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.3, e-993.  Epub 27-Jul-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017993.

A utilização de promotores preferencialmente expressos em tecidos vegetais específicos é uma estratégia desejável na busca por resistência a patógenos que colonizam tais tecidos. A bacteria Candidatus Liberibacter asiaticus (Las), associada à doença huanglongbing (HLB) em citros, coloniza o tecido floemático. Alguns promotores, além de conferir expressão específica em certos tecidos, podem também responder diferencialmente à presença de patógenos. O objetivo deste estudo foi verificar se a presença de Las poderia modular a ativação dos promotores de floema AtPP2 (Arabidopsis thaliana phloem protein 2), AtSUC2 (A. thaliana sucrose transporter 2) e CsPP2 ( pCitrus phloemrotein 2), conhecidos por expressão específica em floema de Citrus sinensis. Plantas de laranja ‘Hamlin’ (Citrus sinensis L. Osbeck) transformadas com o gene reporter uidA (GUS) sob controle dos promotores AtPP2, AtSUC2 e CsPP2 foram infectadas para avaliar a interdependência entre a expressão dos transgenes e concentração de Las. Plantas foram inoculadas com Las por meio de Diaphorina citri e dezoito meses após, a concentração de bactéria e expressão do gene uidA foram determinadas por qPCR e RT-qPCR, respectivamente. A expressão do gene reporter dirigida pelo promotor AtSUC2 foi forte e positivamente correlacionada com a concentração de Las. Portanto, este promotor contém características desejáveis quanto à especificidade de expressão e indução específica por patógeno para a produção de plantas transgênicas tolerantes a Las.

Palavras-chave : Citrus sinensis; Diaphorina citri; transformação genética; GUS; huanglongbing; PCR quantitativo em tempo real.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )