SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3EFEITO DA DESFOLHA NA PRODUÇÃO E NA QUALIDADE DOS FRUTOS DA BANANEIRA ‘PRATA COMUM’CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGIA DA PEREIRA (Pyrus communis L.)‘PRINCESINHA’ CULTIVADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MARTIGNAGO, MIRELI; MARTINS, RAFAEL  e  HARTER-MARQUES, BIRGIT. CONTRIBUIÇÃO DA ABELHA MELÍFERA PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOS DA VIDEIRA ‘BORDÔ’ NO SUL DO BRASIL. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.3, e-155.  Epub 17-Ago-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017155.

A produção de frutos e sementes de várias culturas é favorecida quando abelhas visitam suas flores, efetuando a polinização. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes métodos de polinização sobre a quantidade e qualidade de frutos da videira ‘Bordô’ (Vitis labrusca L.). Foram analisados e comparados parâmetros quantitativos e qualitativos da produção de frutos oriundos de visitas por Apis mellifera, de autopolinização manual, de polinização cruzada manual e sem indução de polinização. A produção de frutos foi elevada em todos os tratamentos, e foi observada a formação de quatro sementes, em média, por fruto, confirmando que a cultivar é autocompatível. Entretanto, a proporção de frutos formados por polinização espontânea foi significativamente menor em relação aos outros tratamentos e a polinização por A. mellifera apresentou a maior produção de frutos. Além disso, a polinização por abelhas resultou em aumento significativo da biomassa, refletido na massa dos frutos após a polinização, mas não na quantidade de sólidos solúveis nos frutos. Neste estudo, foi evidenciado que não há necessidade de utilização de agentes polinizadores para a produção de frutos da cv. ‘Bordô’. Entretanto, a presença desses agentes, em especial de Apis mellifera, influencia parâmetros de qualidade comercialmente importantes, como a quantidade e a biomassa dos frutos. Assim sendo, o uso de colmeias de abelhas em regiões que apresentam déficit de insetos polinizadores pode promover melhoramento no rendimento e na qualidade desta cultivar.

Palavras-chave : autopolinização; polinização cruzada; Apis mellifera; Vitis labrusca.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )