SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3CONTRIBUIÇÃO DA ABELHA MELÍFERA PARA A PRODUÇÃO DE FRUTOS DA VIDEIRA ‘BORDÔ’ NO SUL DO BRASILHAMBÚRGUERES VEGETAIS DE FIBRA DE CAJU E PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

OLIVEIRA, INEZ VILAR DE MORAIS; LOPES, PAULO ROBERTO COELHO  e  SILVA-MATOS, RAISSA RACHEL SALUSTRIANO DA. CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGIA DA PEREIRA (Pyrus communis L.)‘PRINCESINHA’ CULTIVADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.3, e-598.  Epub 17-Ago-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017598.

O estudo da fenologia é fundamental na introdução de cultivares em novas regiões, principalmente em condições diferentes daquelas nas quais estão adaptadas. O estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar as fases fenológicas da cultivar de pereira (Pyrus communis L.) ‘Princesinha’, determinar o índice de pegamento de frutos e quantificar a produção, bem como para determinar a interferência de fatores climáticos sobre a duração do ciclo de brotação, na região do Submédio São Francisco, Petrolina, PE. Para realizar as avaliações fenológicas marcados quatro ramos em cinco plantas, e os dados foram expressos em percentual; as variáveis relativas à produtividade foram registradas em todas as plantas do pomar (128 plantas), os dados foram submetidos à análise descritiva; os dados climáticos e de fases fenológicas foram submetidos a análises de correlação simples. Sob as condições climáticas do Vale do Submédio São Francisco a pereira ‘Princesinha’ completa o seu ciclo fenológico em 167 dias. As plantas apresentaram um vingamento de 16,05% com produtividade 35,34 t.ha-1.

Palavras-chave : fenologia; frutíferas de clima temperado; semiárido.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )