SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3CARACTERIZAÇÃO FENOLÓGIA DA PEREIRA (Pyrus communis L.)‘PRINCESINHA’ CULTIVADA NO VALE DO SÃO FRANCISCOALTERNATIVAS PARA PRESERVAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM POLPAS DE MIRTILO: TRATAMENTO TÉRMICO ASSOCIADO À ADIÇÃO DE XANTANA PRUNI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

LIMA, JANICE RIBEIRO et al. HAMBÚRGUERES VEGETAIS DE FIBRA DE CAJU E PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.3, e-376.  Epub 07-Ago-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017376.

Neste trabalho, avaliou-se a utilização da fibra de caju em associação à proteína texturizada de soja para elaboração de hambúrguer vegetal. Foram estudados dois tratamentos para a redução do tamanho da fibra (prensagem mecânica associada ou não à maceração enzimática) e seu impacto nas caraterísticas físico-químicas, aceitação sensorial e estabilidade dos hambúrgueres armazenados a -18ºC, por 180 dias. As duas formulações dos hambúrgueres apresentaram alto teor de umidade e carboidratos, e baixo teor de lipídeos. A maceração enzimática da fibra resultou em produtos com menor umidade e mais duros. Durante o armazenamento dos hambúrgueres, observaram-se redução de pH e de ácido ascórbico, e aumento de acidez, não tendo sido observadas tendências para os parâmetros de cor. Os hambúrgueres estiveram dentro dos padrões microbiológicos da legislação brasileira para o consumo humano, e as médias de aceitação sensorial, dentro da zona de aceitação durante todo o período de armazenamento. Conclui-se que, a inclusão de maceração enzimática ao processo de tratamento da fibra não apresenta vantagens e que os hambúrgueres obtidos de fibra de caju e proteína texturizada de soja podem ser consumidos até seis meses de armazenamento congelado.

Palavras-chave : aceitação sensorial; composição centesimal; qualidade microbiológica; subproduto.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )