SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3REGULADORES DEL CRECIMIENTO Y SUSTRATOS EN LA PROPAGACIÓN VEGETATIVA DE NANCHE (Malpighia mexicana A. Juss. y Byrsonima crassifolia (L) H. B. K.)PRODUCTION AND POSTHARVEST QUALITY OF IRRIGATED PASSION FRUIT AFTER N-K FERTILIZATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

HUSSAIN, IBRAR et al. TIPOS DE ESTACAS E ESTAÇÃO DO ANO NA MULTIPLICAÇÃO DA AMOREIRA-PRETA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.3, e-939.  Epub Aug 17, 2017. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-29452017939.

A amoreira-preta é uma planta arbustiva e perene de relevante importância econômica entre as culturas frutíferas cultivadas no mundo, e apresenta frutos de bom valor de mercado, seja nacional ou internacional. O objetivo do trabalho foi avaliar o enraizamento de diferentes tipos de estacas de amoreira-preta cv. Xavante em três estações do ano. O ensaio foi conduzido entre abril de 2012 a março de 2013, no outono, primavera e verão, utilizando estacas de ponteiro, herbácea, semilenhosa e raiz. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco repetições e 10 estacas por parcela. As variáveis estudadas foram: porcentagem de sobrevivência e enraizamento, número de raízes por estaca, comprimento e massa seca das raízes. As estacas de amoreira-preta apresentaram significativo impacto temporal na porcentagem de enraizamento e sobrevivência. Estacas herbáceas e semilenhosas, coletadas durante o verão, são as melhores opções para a multiplicação comercial de mudas da amoreira-preta cv. Xavante.

Keywords : Rubus spp.; propagação vegetativa; amora-preta ‘Xavante.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )