SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE ACEROLAS (Malpighia emarginata) TRATADAS COM ÁCIDO GIBERÉLICO E ARMAZENADAS SOB REFRIGERAÇÃOINCIDÊNCIA DE DOENÇAS E REDUÇÃO DE CUSTOS COM FUNGICIDAS UTILIZANDO COBERTURA PLÁSTICA EM VIDEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

FIALHO, RÉGIS DE OLIVEIRA; PAPA, MARLI DE FÁTIMA STRADIOTO; PANOSSO, ALAN RODRIGO  e  CASSIOLATO, ANA MARIA RODRIGUES. FUNGITOXICIDADE DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE PLASMOPARA VITICOLA, AGENTE CAUSAL DO MÍLDIO DA VIDEIRA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.4, e-015.  Epub 09-Out-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017015.

O estudo teve como objetivo avaliar o efeito antifúngico de sete óleos essenciais sobre a germinação de esporos de Plasmopara viticola, agente causal do míldio da videira. Os óleos essenciais de canela, eucalipto globulus, manjerona, melaleuca, peppermint, orégano e tomilho branco foram comparados com o fungicida mancozebe + metalaxil-M. Foram realizados três experimentos avaliando o efeito dos óleos essenciais na germinação de esporos. O primeiro experimento avaliou o efeito do contato direto dos óleos essenciais sobre o patógeno; o segundo avaliou o efeito dos compostos voláteis sobre o patógeno e o terceiro avaliou o comportamento dos óleos essenciais, quando aplicados em folhas de videira em condições de campo, sobre o patógeno. Todos os óleos essenciais inibiram a germinação dos esporos de P. viticola, mas em graus variáveis, além de apresentarem atividade fungistática. Todos os óleos essenciais possuem instabilidade química, visto que, à medida que se aumenta o tempo de incubação ou o intervalo entre a aplicação dos produtos, a percentagem de atividade antifúngica de todos os óleos diminui. Nos menores períodos de incubação, mas em altas concentrações, os óleos essenciais são tão eficientes quanto o fungicida. Destacam-se os óleos essenciais de canela e eucalipto globulus como os mais antifúngicos sobre P. viticola.

Palavras-chave : Atividade fungicida; atividade fungistática; controle alternativo; germinação de esporos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )