SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) E SEUS PARASITOIDES EM DIFERENTES GENÓTIPOS DE CAJÁ EM UM POMAR COMERCIAL DE TERESINA, PIAUÍDESEMPENHO PRODUTIVO DE MORANGUEIRO EM AMBIENTE CULTIVADO COM A FIGUEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

FAGUNDES, EVERLAN et al. EFEITO DA CONCENTRAÇÃO E ÉPOCA DE APLICAÇÃO DE TIDIAZURON NA FRUTIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE FRUTOS DA MACIEIRA ‘ROYAL GALA’. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.4, e-097.  Epub 27-Nov-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017097.

Macieiras ‘Gala’ apresentam baixa frutificação efetiva em situações de cultivo restritivas à polinização, sendo um entrave à obtenção de altos índices produtivos em pomares do Sul do Brasil, o qual pode ser minimizado pelo uso de fitorreguladores. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de concentrações de tidiazuron na frutificação e na produção de frutos de macieira ‘Royal Gala’, cultivadas em condições de inverno ameno. O experimento foi conduzido durante os ciclos de 2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014, em Fraiburgo-SC, em macieiras ‘Royal Gala’, em porta-enxerto Marubakaido com filtro de M9. Em todos os ciclos de avaliação, o delineamento experimental foi em blocos casualizados, com esquema fatorial (6x2), com seis concentrações de TDZ e duas formas de aplicação, com seis repetições, sendo a unidade experimental composta por uma planta. As concentrações de TDZ respectivas a cada tratamento foram aplicadas parceladamente em duas épocas. A primeira aplicação foi realizada no estádio de balão rosado (E2), e a segunda aplicação, no estádio de plena floração (F2). Foram avaliadas as variáveis frutificação efetiva (%), retorno de floração (%), número e massa fresca (kg) de frutos por planta, massa fresca média de frutos (g) e número médio de sementes por fruto. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, em que, para as variáveis significativas pelo teste F, foi realizada a análise de contrastes e de regressão polinomial com a finalidade de avaliar a resposta das variáveis com o aumento da concentração. O TDZ é efetivo, mesmo em baixas concentrações, no aumento da produção e na frutificação efetiva de macieira nas condições climáticas do Sul do Brasil.

Palavras-chave : Malus domestica Borkh; reguladores de crescimento; citocininas; frutificação efetiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )