SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4APLICAÇÃO DE AMINOETOXIVINILGLICINA (AVG) NO INÍCIO DA PRIMAVERA AUMENTA A FRUTIFICAÇÃO EFETIVA E PRODUTIVIDADE DE PEREIRAS ‘ROCHA’ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS E GANHOS DE SELEÇÃO DA RESISTÊNCIA DO MARACUJAZEIRO-AZEDO À VERRUGOSE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

TREVISANI, NICOLE et al. ASSOCIAÇÃO ENTRE CARACTERES EM FISÁLIS: UMA FERRAMENTA PARA SELEÇÃO INDIRETA DE PLANTAS SUPERIORES. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.4, e-106.  Epub 27-Nov-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017106.

O conhecimento da associação entre caracteres é de fundamental importância no melhoramento de plantas, uma vez que a seleção indireta pode acelerar a obtenção de genótipos promissores. Este trabalho teve como objetivo quantificar a magnitude da associação entre caracteres de importância agronômica na cultura da fisális. O experimento foi conduzido em Lages-SC, e os tratamentos foram constituídos de seis populações de fisális. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com duas repetições e sete plantas por parcela. A correlação entre os caracteres foi estimada com base nos coeficientes de correlação de Pearson e particionados em efeitos diretos e indiretos por meio da análise de trilha. Houve associação positiva entre a massa do fruto e o número de sementes (0,874), diâmetro equatorial do fruto (0,738) e diâmetro polar do fruto (0,672). Por meio da análise de trilha, foi possível verificar maior contribuição direta do caráter número de sementes sobre a massa do fruto. A elevada magnitude de correlação fenotípica entre diâmetro equatorial do fruto e diâmetro polar do fruto com a massa do fruto deve-se, principalmente, ao efeito indireto via número de sementes (0,505 e 0,459). A seleção de frutos de fisális com maior massa é fortemente influenciada pelo número de sementes, de maneira que este caráter deve ser considerado no momento da seleção.

Palavras-chave : correlação fenotípica; análise de trilha; melhoramento de plantas; Physalis peruviana L.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )